Advocacia X Pandemia - Uma forma de se Reinventar
- Ingrid Meiry

- 28 de jan. de 2021
- 3 min de leitura

O ano de 2020 foi um ano devastador para muitas classes de profissionais, e uma dessas classes foi a do advogado em início de carreira.
É fato que captar os primeiros clientes não é uma tarefa fácil, isso requer tempo e dedicação.
Porém a perguntar que não quer calar, como captar cliente estando em isolamento social?
Em uma conversa com um ex colega de faculdade, ele me contava como foi difícil para ele o ano de 2020 e agora o início de 2021, pois além do isolamento social, os fóruns e órgãos públicos tiveram que adotar medidas de segurança, para que seus funcionários não contraíssem a nova doença.
Infelizmente, com isso alguns processos acabam ficando estagnados, o que dificulta o bom andamento processual.
Ainda em conversa com esse colega, ele falou algo que me chamou muita a atenção e me fez parar para analisar a situação caótica de nosso país, ele contou que teve que se reinventar para poder conseguir pagas suas contas.
Quantos profissionais não estão tendo que se reinventar como este meu colega para conseguir honrar com seus compromissos.
Agora, uma perguntar que se torna muito importante para nós advogados iniciantes, como podemos nos reinventar em período de pandemia?
Trarei de acordo com minha opinião uma forma bem interessante de nos reinventarmos nesse período de crise:
- MARKETING DIGITAL
Como já havia mencionado, uma das maiores dificuldades dos advogados que estão iniciando é captação de clientes, e com a pandemia isso se tornou mais complicado, pois quando as pessoas sabem que você é advogado, elas vão repassando essa informação para outras pessoas, e com isso, você acaba alcançando novos clientes. Porém as pessoas passaram a viver em completo isolamento social, para que o novo vírus não se propagasse, isso tornou algo que já era difícil, mais difícil ainda.
Porém se pararmos para analisar, vivemos em uma era completamente digital, onde não precisamos mas contratar um equipe de marketing para nos ajudar, nós mesmos podemos divulgar o nosso trabalho através das redes sociais.
Atualmente é muito difícil quem não tenha facebook, instagram, twitter etc. Através das redes sociais podemos alcançar milhares de pessoas, levando conteúdos importantes sobre direitos que as próprias pessoas não sabiam que possuíam.
Com essa pandemia houve muitos direitos que deixaram de ser tutelados, lesando diversas pessoas, por isso é importante sempre se manter engajado nas redes sociais, como forma de chamar a atenção de possíveis novos clientes.
Outro ponto muito importante, é sobre o conteúdo, todos os dias o jornais nos trazem uma vasta opção de conteúdos a serem abordados nos post das redes sociais, então temos que saber aproveitar as oportunidade que nos é ofertada e mostrarmos que temos grande conhecimento sobre determinados assuntos.
- UTILIZE PALAVRAS DE FÁCIL ENTENDIMENTO
Vale ressaltar algo muito importante, quando publicarmos algo nas redes sociais, não devemos utilizar termos técnicos, que possam acabar confundindo a cabeça do leitor, devemos ser o mais claro possível.
Uma coisa que me chamou muito a atenção enquanto olhava minhas redes sociais, foi que uma advogada colocou que ela atende em todo território Brasileiro, e isso é possível se lembrarmos que atualmente os processos se tornaram eletrônicos.
Como diz um velho ditado popular, possuímos a faca e o queijo na mão, só precisamos saber como utilizá-los.
CONCLUSÃO
Acabamos de ver que apesar de estarmos em um período de crise em nosso país, podemos nos reinventar e fazer acontecer, podemos alcançar lugares que antes não sabíamos que alcançaríamos. Tudo depende de nós mesmos e dos nossos esforços.
Então não desanime, se reinvente, pois lugares extraordinários esperam por nós!
Um grande abraço,
Dra. Ingrid Gusmão


Comentários